TERAPIA FLORAL DE DR. BACH

Como os Florais de Bach podem nos ajudar a contemplar a Vida e Participar com Presença e Ação

heather

 

A vida é única e onipotente e cada um de nós pode deixar que ela passe ou realmente podemos vivê-la e senti-la em cada respiração ou batida do nosso coração. Fazer que nosso corpo e alma que é o nosso ser real como chama Dr. Edward Bach, ambos estejam unidos e a alma dando a vida a nosso corpo. Quando usamos a palavra contemplar é olhar com os olhos do coração e levar essa mensagem visual plena que alimentará cada célula do nosso corpo. Podemos contemplar a natureza, a pureza de uma criança brincando ou o olhar de compaixão de um animal. Na contemplação fazemos uso do nosso veículo físico-neurológico, todos nossos sentidos, mas, entra a parte sutil que nasce do nosso coração e mobiliza realmente a Vida.

 Os Florais de Bach são a vida que as flores nos doam para tocar essa parte sutil de nosso corpo. Vamos chamar essa parte sutil a que faz o contato da alma com o nosso corpo físico. Nesta parte sutil que descarregamos nossas emoções, e os Florais vão ajudar a transformar as emoções que nos fazem sofrer. As emoções são muito importante e mostram que estamos vivos. Temos emoções positivas e negativas, as duas são importantes para nosso desenvolvimento.

 As emoções positivas se manifestam em pensamentos e ações  positivas para nossa vida. As emoções negativas se manifestam em pensamentos ou ações negativas para nossa vida e devem ser transformadas dentro de nós para evoluirmos. Vivendo a profundidade de cada momento com toda nossa percepção do nosso Ser.

 Os florais são indicados para nossas emoções ou pensamentos negativos, que bloqueiam a vida de fluir dentro de nós, mas eles podem ser transformados. Quem de nós nunca sentiu medos, inseguranças, apreensões, algo importante em primeiro lugar é assumir a emoção. Por exemplo, tenho medo de não ter sustento para minha família. Agora entra a minha consciência interior, o que posso fazer para vencer esse medo, como vou lutar?

 Os florais agem assim, assumo o meu sofrimento e eles dão a qualidade positiva para transformar o medo muito importante quando tomamos nosso floral é pensar no positivo que eu quero atingir. Nunca tomar o floral pensando o negativo, isto é simples, mas é a chave da cura. Os florais nos ensinam a sermos observadores de nós mesmos porque vamos avaliar a nossa mudança e perceber novos aspectos que antes não percebíamos.

 Por exemplo, uma pessoa que está depressiva, olha o mundo todo cinzento, sem luz, se, sabor de viver. Se a luz do seu coração começa a penetrar em seu corpo, ela olhará essa paisagem e vai perceber cada vez mais cores e nuances e pequenos detalhes desta paisagem.

 Outro exemplo, uma pessoa que se torna observadora de si mesma vai se tornando melhor observadora e percebendo quando  uma pessoa é falsa com ela ou lhe dá um olhar de inveja, antes ela não percebia.

 Cada floral nos ajudará a mudar nossa visão como o caso de uma pessoa que vê só o mundo criticamente, apresentando os defeitos do outro, intolerante com tudo, até com o varredor de rua que nem a conhece. Esta pessoa sofre, está sempre com suas emoções a flor da pele e seus pensamentos e visão limitada de Vida.

Indicamos a ela o floral Beech, que vai lhe abrir sua visão para ela ver o lado positivo de vida e transforma, e ela começa a ver mais claro e limpo, a beleza da vida. E sente a bondade para educar e ajudar onde o outro está com dificuldades.

 Cada floral fará essa transformação de visão, dos sentimentos e emoções para que participemos da vida e sejamos nós mesmos, mas nunca mudará o nosso ser, mas o nosso estar. Os florais são um caminho de auto conhecimento, de auto-cura (porque só a própria pessoa faz o seu cura-te a ti mesmo) e vão aumentando gradativamente nosso grau de consciência e percepção de vida interior e exterior. Eles nos fazem viajar dentro de nosso coração e ouvir no silêncio a nossa verdade, paz e alegria de viver e agradecer a existência por viver nosso papel e missão.

 Vamos realmente contemplar a vida, como vendo esta paisagem e sentindo o vento, o canto dos pássaros, um som de piano saindo da sala e o pão quente no forno e o cálido outono que se aproxima  como a névoa que cobre as montanhas.

 Vivendo a profundidade de cada momento com toda nossa percepção do nosso ser, cada um de nós pode apenas olhar ou podemos realmente contemplar. 

Carmen Monari

As Essências Florais no Mundo de Hoje

O uso de flores e plantas no tratamento humano é muito antigo. Pesquisas indicam que as flores já eram utilizadas com este objetivo antes de Cristo. Os aborígines australianos comiam a flor inteira para obter os seus efeitos, tanto os egípcios, como os africanos e os malaios já faziam uso delas tratar dos desequilíbrios emocionais. Há registros de que no século XVI Paracelsus já utilizava as essências florais para tratar de desequilíbrios emocionais em seus pacientes. Nos anos 30, o Dr. Edward Bach queria as essências florais nas casas das pessoas, onde a mãe pudesse indicar o melhor floral para o seu filho. Hoje, passados 70 anos, a Terapia Floral está se consolidando, a cada dia, nos consultórios dos terapeutas, psicólogos, médicos, etc do mundo inteiro. As essências florais são consideradas remédios homeopáticos nos EUA. A Inglaterra tem rígidos padrões de qualidade com os seus remédios. E, assim é em vários países do mundo. No Brasil, os as essências florais surgiram nos anos 80 e se intensificaram nos anos 90 e são consideradas complementos alimentares. Como se vê, é um mercado muito novo, em expansão no mundo inteiro. Os brasileiros são muito receptivos a este tipo de tratamento natural, sem contra indicações e sem efeitos colaterais.

COMO FUNCIONAM OS FLORAIS NA MENTE E NO CORPO?

Frascos originais  das essencias florais

Os florais, tal qual outras formas de terapias vibracionais, exercem o seu efeito tratando o indivíduo como um todo. Ou seja, atuam especificamente no estado emocional da pessoa. Tratando o individuo e não a doença, o individuo vai se restabelecendo e assumindo o seu auto controle, gradativamente os sintomas começam a desaparecer.

O efeito de tomar os florais não é a supressão das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de auto cura que qualquer ser humano possui, e libertando o organismo para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra a doença e o “stress”.

As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para beneficiar-se dos florais. Muitos de nós vivemos diariamente situações em que o negativismo se instala. Nesses momentos, os florais são valiosos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s