COMO AGEM AS ESSENCIAS FLORAIS

Abaixo os 38 florais e colocados em ordem alfabética, assim como os estados emocionais para os quais são recomendados, bem como a qualidade positiva da personalidade depois de recuperar a harmonia interior. Nenhum Floral cria dependência. As pessoas se sentem bem e sentem-se equilibradas e auxiliam a outros tratamentos, sejam alopático, psiquiátrico, homeopáticos ou qualquer terapia complementar . Havendo a persistência dos sintomas emocionais em estado negativo, procurar um terapeuta floral especializado. 

AGRIMONY 

Agrimony

 

 Chave: Tormento interior escondido atrás de um rosto sorridente.

O indivíduo que necessita de Agrimony, muitas vezes aparenta despreocupação e bom humor, mas sua alegria de viver esconde ansiedades, preocupaçõese umtormento interior real que tenta esconder de si mesma e dos outros.  Se sentem dores ou qualquer mal estar, podem vir a brincar com o assunto por não estarem dispostas a expressar seus sentimentos verdadeiros. Não gostam de estarem a sós e são muito sociáveis procurando distrair-se com companhia. Tentam ignorar o lado sombrio da vida e preferem fugir de situações a entrar em confrontos. Pode haver noites agitadas com pensamentos inquietantes (veja também White Chestnut). Muitas vezes podem suprimir seu desconforto recorrendo a bebidas alcoólicas ou substancias química ou excessos alimentares.

 O potencial positivo de Agrimony ajuda a moldar personalidades que são realmente alegres e boas companhias. Comunicam abertamente os seus sentimentos e opiniões, aceitando que a vida tem seu lado menos agradável. A alegria brota de uma verdadeira autoaceitação e contentamento interior. Conseguem ver seus problemas e perspectivas e são apaziguadores diplomáticos. 

ASPEN

Aspen

 

Chave: Medos e preocupações de origem desconhecida. Maus pressentimentos.

 Indicado para pessoas acometidas subitamente por medos ou preocupações sem razão específica e que podem, portanto estar de uma forma geral, agitadas e ansiosas. Uma necessidade típica para a utilização de Aspen é o exemplo de uma pessoa que acorda com medo devido a um sonho mau, mesmo que sonho tenha sido esquecido. Aspen ajuda também crianças que tem pesadelos e terror noturno. (veja também Rock Rose). Os medos Aspen, podem ocorrer de dia, à tarde ou à noite. Ansiedades e maus pressentimentos inexplicáveis podem subitamente apoderar-se da pessoa quando está sozinha, ou em companhia de terceiros, podendo estes medos acompanhados de tremores.

 O potencial positivo do Aspen é um estado de paz interior, segurança e intrepidez. A apreensão cede lugar de aventura e novas experiências, sem preocupação relativamente ás dificuldades e aos perigos.

BEECH

beech 

Chave: Intolerância, crítica, enxerga somente o negativo nos outros.

 Indicado para pessoas que estão constantemente criticando. São intolerantes para com as falhas alheias e incapazes de fazer qualquer tipo de concessão. Tem dificuldade em ver pontos positivos e bons nas outras pessoas. Tem forte sentido de sua superioridade, tendendo a ser arrogantes e deixar-se irritar facilmente pelos maneirismos ou hábitos alheios. Crêem firmemente terem sempre razão e que todo o resto está errado.

 O potencial positivo de Beech é a tolerância e um sentido de compaixão e harmonia com os outros. Sabe ver o lado bom dos outros, apesar das imperfeições que possam ter.

CENTAURY

centaury

Chave: Personalidade ou corpo fraco, servil. Permite-se dominar.

 Indicado para pessoas que tem dificuldade em dizer ″não″. Deixam que outros abusem ou até maltratem. Normalmente são tímidas e sossegadas e muito passivas, com pouca ou nenhuma vontade. Ansiosas por agradar, cedem à vontade alheias, mais por subserviência e submissão do que por cooperação voluntária. Mesmo insatisfeitas com este modo de vida, preferem negar seus desejos e vocação a arriscar-se a um confronto. Ansiosas por ″ fazerem o que é certo ″ são facilmente influenciáveis pelo que os outros falam. Esgotados pelos outros e distantes de sua autoafirmação tendem a esgotar-se e cansar-se facilmente.

 O potencial positivo de Centaury é ilustrado por pessoas dispostas a servir de boa vontade e discretamente, mas sem negar as suas próprias necessidades. Sabem exprimir e defender suas opiniões pessoais interagindo harmoniosamente e facilmente. Acima de tudo, tem a noção do que desejam e perseguem seus ideais e seguem seu próprio caminho com determinação, coragem energia, sem que a opinião alheia a impeça de buscar seu propósito de vida.

CERATO 

cerato

Chave: Decide, mas duvida de sua decisão. Procura conselho e aprovação dos outros.

 Indicado para pessoas que não confiam no seu próprio julgamento ao tomar decisões. Sabem o querem, sabem o certo, sabe qual caminho percorrer. Muitas vezes tem sabedoria e intuição interior. Mas, muitas vezes seguem erroneamente conselhos que lhe são dados por terceiros em vez de confiar em si próprias.  Quando adoecem, por exemplo, seguem tudo o que os outros dizem.

 O potencial positivo de Cerato revela-se nos que confiam em sua intuição, em sua sabedoria interior e a seguem. Autoconfiantes, decididos e calmos, tem a capacidade para encontrar e seguir sua verdadeira opinião e vocação.

CHERRY PLUM

cherry plum

Chave: Medo de perder o controle físico, emocional ou mental. Pior grau de desespero.

 Indicado para pessoas que receiam perder o controle de seu comportamento, podendo estar à beira de um colapso. Podem estar profundamente descontroladas e receiam perder a sanidade mental. Nesta altura, estão à beira de explodir e ceder a impulsos violentos contra si mesmos ou aos outros. Podem tornar-se extremamente injuriosas e histéricas para com os outros, amigos e família, manifestando súbitas explosões de ira.

 O potencial positivo de Cherry Plum revela-se na pessoa de mente calma e capaz de pensar e agir racionalmente. Caso o problema pelo quala pessoa passa for de natureza grave, recomenda-as auxilio e apoio de um médico, psicólogo ou psiquiatra.

CHESTNUT BUD

Chestnut Bud

Chave: Dificuldade em aprender com os erros e vive a repetindo as mesmas situações.

 Indicado para pessoas que tem dificuldades em aprender com experiências vividas, levando a uma incapacidade de progredir na vida. A pessoa vive repetindo os mesmos erros, como apaixonar-se repetidamente pelo mesmo parceiro ou tipo de parceiro ou permanecer em situações inadequadas. Ao invés de aprender com os erros passados, tendem a esquecê-los, não tendo base na qual possam apoiar-se e tomar decisões futuras. Podem sofrer de doenças recorrentes, mas nunca se interrogam da razão desta repetição e assim, não lidam com a raiz do problema.

 O potencial positivo de Chestnut Bud  é perceber nossas vivencias anteriores para serem lições positivas e altruístas.

CHICORY

Chicory

Chave: Ciumento, possessivo. Faz muito pelo outro, mas cobra em troca.

 Indicado para pessoas demasiadamente possessivas e cujos cuidados com os outros são egocêntricos e manipulativos. Estas pessoas têm vontade forte e esperam que os outros se adaptem aos seus valores. Podem ser críticos, interferindo e acham difícil dar, sem esperar nada em troca. Não gostam de estar a sós e exigem atenção constante como se fosse um dever. Ex: pai/mãe dominador que mantém os filhos já adultos sobre os seus domínios. Embora fortes, tem pena de si mesmos e ofendem-se com facilidade. Podem chegar ao ponto de fingir doenças para atrair atenção dos outros. Ex: mãe possessiva que manifesta″ mal estar súbito, ou dores no coração sempre que os filhos manifestam o desejo de sair de casa e seguir seu destino″. Em muitos casos são falantes, teimosas e conflituosas. Indicado também para crianças que exigem constante atenção sem razão.

 O potencial positivo de Chicory manifesta-se em pessoas capazes de cuidar de outras de forma desinteressada, oferecendo um amor genuíno. Dão sem esperar nada em troca e deixam que os outros sejam elas mesmas e vivam as suas próprias vidas. Sentem-se realizadas e confiantes e deixam de necessitar da confirmação de outras pessoas de que merecem ser amadas. São calorosos, bondosas, preocupados com os outros, cuidando porem sem controlar e sem exigir.

CLEMATIS

clematis

Chave: Sonhador idealiza muito, mas não concretiza seus ideais. Falta de interesse no presente. Pensamentos no futuro, mas nada faz para realizar.

 Indicado para pessoas que vivem num mundo somente delas, sem se interessar pelo mundo real do aqui e agora. Acham dificuldades de viver no presente. Não são realmente felizes, e anseiam por dias melhores, masnada fazemativamente para fazer acontecer. Costumam ter memória fraca e a mente não se fixa em pormenores. Tendência a não ter energia e a parecerem distraídos. Gostam de estar a sós e evitam confrontos refugiando-se e isolando-se. Quando doentes, nada fazem por melhorar. Tendência a ser extremamente românticas.  Clematis é apropriado para quem perdeu um ente querido e anseiam por juntar-se a ele. Devido à falta de atenção, podem ser propensas a sofrerem acidentes. Criança Clematis tem dificuldade em concentrar-se, devido a uma tendência para ″sonhar acordadas″, mais que por falta de capacidade nata.

 O potencial positivo de Clematis é um vivo interesse no presente, no mundo a sua volta e no desfrutar da vida. Clematis positivo está aberto à inspiração e realizam o seu potencial criativo. Realistas com os pés no chão são resolutas e reconhecem que o futuro é determinado pelo presente.  Por estar em sintonia com a realidade, sabem controlar seus pensamentos.

CRAB APPLE

crab aple

Chave: Se auto reprova por sua aparência. Sensação de impureza, sensação de sujeira.

 Indicado para pessoas que se sentem impuras e tem uma imagem negativa de si mesmas. Podem ser obsessivas em relação à limpeza da casa ou ter obsessão mental por trivialidades. Também indicado para pessoas que se sentem embaraçadas com relação a sintomas físicos desagradáveis, tais como erupções de pele, feridas e ficam desanimadas se o tratamento falha. 

 O potencial positivo de Crab Apple é a aceitação de nós mesmos e das nossas imperfeições. Crab Apple positivo, tem uma imagem positiva de si mesma e são descontraídas em relação a sua aparência e em relação ao seu ambiente, auxiliando a autoestima e ajudando a melhorar o que não gostamos em nós.

ELM

elm

Chave: Sobrecarregados por excessos de obrigação que a vida impôs e acha que humanamente é impossível dar conta.  

 Normalmente são competentes e capazes. São bons administradores, gestores e ocupam muitas vezes cargos de responsabilidade, relacionados com o bem estar dos outros. Mas existem certos momentos em que estas pessoas entram em desespero. Ele é indicado para pessoas que se sentem esmagadas subitamente por suas responsabilidades e incapazes de lidar com elas ou de cumprir com seus compromissos. Muitas vezes isto é causado quando a pessoa aceita trabalhos em demasia, sem cuidar de si mesma. Conseqüentemente sentem-se deprimidas e exaustas, com perda temporária de autoestima. Mesmo uma dúvida sobre suas capacidades pessoais pode fazer com que se sintam fracas e debilitadas. Indicado também para pessoas que aconteceram fatos na sua vida pessoal e acham que não conseguem lidar com eles.

 O potencial positivo de Elm é a recuperação da capacidade da personalidade normal e um retorno a sua plena eficiência eautoconfiança. Dá-nos o roteiro de como lidar com nossas obrigações e situações impostas, sem deixarmos de cumprir nossos propósitos.

GENTIAN

gentian

Chave: Desânimo por causa conhecida. Perdeu a fé.

 Os que sofrem destes sintomas sentem-se facilmente desanimados e por vezes deprimidos quando as coisas não saem bem, ou quando se vêem confrontados por dificuldades. Contrariamente a Mustard seu desânimo sempre tem uma causa identificável. Podem estar realizando grandes progressos, tanto na vida de uma maneira geral ou em processos de cura, mas ficam facilmente desanimados por pequenas contrariedades.  Também indicado para pessoas que ficam desencorajadas com doença prolongada ou recorrente. É também útil para crianças que se sentem desanimadas por causa de resultados escolares.

 O potencial positivo de Gentian é possibilitar o entendimento de que o fracasso não existe quando se está a fazer o nosso melhor, sejam quais forem os resultados. Nenhum obstáculo parece demasiado grande e nenhuma tarefa é demasiada complicada ou intimidante de empreender. Existe a convicção firme de que eventuais dificuldades serão por fim ultrapassadas, confiando num Poder Superior que abre portas.

GORSE

gorse

Chave: Falta de esperança. Desiste de lutar.

 Indicado para desânimos e desesperos extremos. Para pessoas que desistiram de lutar. Sentem-se como se não houvesse luz no final do túnel e perderam toda esperança. Podem acreditar que doenças são hereditárias e que não adianta lutar. Sentem-se condenadas a dor e ao sofrimento. Fazem tratamentos mais para agradar a entes queridos, mas não tem qualquer esperança de que resultem em algo benéfico. 

 O potencial positivo de Gorse é um sentimento de fé e esperança, apesar dos problemas mentais ou físicos do momento presente. A pessoa sente-se mais animado, feliz e capaz de usar o momento como uma experiência positiva. Em casos ligeiros, sentem-se com animo para retornar a luta pela vida e a caminho da recuperação.

HEATHER

heather

Chave: Gosta de ser o centro das atenções, dificuldade em ser compreendido, sofre pela solidão.

 Indicado para aqueles que se preocupam com sua própria situação, mas sentem-se incapazes de gerar uma comunicação genuína nos dois sentidos com outras pessoas. Afastam os outros devido a exigências que lhes colocam.  São tagarelas compulsivas necessitando de audiência e retém as pessoas a fim de falar delas longa e compulsivamente pormenorizando sobre elas próprias. Tendem a falar rápido e junto ao rosto do ouvinte. Costumam fazer uma montanha de um grão de areia. Não gostam de estar a sós, não compreendendo que muitas vezes são evitadas porque tiram a vitalidade das outras pessoas e não mostram qualquer interesse pelos problemas alheios.

 O potencial positivo de Heather é ser bom ouvinte, generoso na ajuda aos outros, sem egoísmo e compreensivo em relação aos problemasalheios.Heather positivo usa seu sofrimento pessoal para se identificar com a sociedade, mesmo quando está só.

HOLLY

Holly

Chave: Ciúme, Ódio. Vingativo, revoltado.

 Indicado para pessoas que podem ser mal humoradas, duras, cruéis e por vezes violentas. Em seu intimo sofrem com isso e na maior das vezes sem causa, mas tem dificuldade em abrir o coração ao amor. O estado de espírito de Holly é cheio de ódio, inveja e ciúmes. Talvez sofrendo inconscientemente de insegurança as pessoas Holly são desconfiadas e agressivas. Falta-lhes a capacidade para amar e sentem raiva generalizada para com seus semelhantes. Indicado também para crianças que sentem ciúmes vingativos para com seus irmãos.

 O potencial positivo de Holly revela uma pessoa bondosa, capaz de dar sem exigir nada em troca. São pessoas amorosas e adoráveis, não possessivas, tem compaixão e estão dispostas a partilhar, mesmo que elas próprias tenham problemas. Apoiadas em um sentido de harmonia interior, sentem prazer ao ver o sucesso dos outros.

HONEYSUCKLE

Honeysuckle

Chave: Vive preso ao passado ou pensando no passado.

 Indicado para pessoas que tendem a viver no passado, num estado de nostalgia ou saudade. Tem desgostos, mas não conseguem mudar as circunstancias presentes porque constantemente estão apegadas a entes queridos que partiram ou a dias felizes que se foram, ou são incapazes de esquecer experiências infelizes. Acham difícil superar e referem-se constantemente ao passado. Pode ser muito útil a pessoas que estão de luto, perderam o emprego, aos que falharam nos seus empreendimentos e especialmente para idosos que possam morar só.

 O potencial positivo de Honeysuckle é a capacidade de viver no presente, sem ver no passado uma experiência traumática ou dolorosa, mas sim uma experiência valiosa, que oferece lições para o dia de hoje. A pessoa passa a viver a sua vida sem mágoas. O processo de envelhecer e morrer são aceitos como um processo natural. O presente se espelha no passado para construir os alicerces do futuro.

HORNBEAN

hornbeam

Chave: Preguiça para realizar obrigações rotineiras, mas com disposição para o lazer. Insegurança na energia de realização do trabalho.

 Indicado para fadiga mental, muito mais do que física. Para os que acordam e duvidam de sua capacidade para enfrentar o dia de trabalho. Acham difícil executar suas tarefas embora consigam na verdade terminá-las a contento. Podem estar excessivamente sobrecarregadas de trabalho ou de uma sensação de falta de prazer e animo pela rotina do dia a dia, ou quando estudam arduamente para provas e exames. Falta-lhes entusiasmo e podem adiar tarefas. O sono não é restaurador, e caso estejam convalescendo de uma doença duvidam de suas forças para melhorar.

 O potencial positivo de Hornbeam é a certeza da nossa capacidade para enfrentar a rotina de trabalho ou estudos. Recupera-se a vivacidade mental, vitalidade e espontaneidade voltando à vida a ser desfrutada como um todo. O dia de trabalho pode ser enfrentado com clareza e é devidamente equilibrado com algum divertimento, pois existe o prazer no cotidiano. 

IMPATIENS

impatiens

Chave: Impaciência.

 Indicado para pessoas que se irritam facilmente. Por causa disto, impacientam-se com tudo e querem tudo feito de maneira instantânea. Agem, pensam e falam rapidamente. São eficientes e capazes, mas deixam-se irritar por colegas lentos, e por isso prefere trabalhar a sós. São independentes, detestam perdas de tempo e por vezes terminam frases por outras pessoas. Podem vir a ter explosões de cólera, mas que passam no mesmo momento. Quando debilitados, mostram agitação e irritabilidade. Em muitos casos demonstram atividade nervosa, tendo propensão acidentes por causa da precipitação.

 O potencial positivo do Impatiens se reflete em uma pessoa decidida e espontânea, mas equilibrada no pensamento e na ação. São descontraídas, gentis e bem humoradas em relação aos outros e compreende o porquê muitas vezes os outros são lentos. Enfrentam questões irritantes e estressantes com diplomacia e calma.

LARCH

larch

Chave: Falta de confiança em suas capacidades.

 Indicado para pessoas que nem tentam, porque estão antecipadamente certas de que irão falhar. Sofrem de sentimento de inferioridade. Secretamente tem consciência de seu potencial, mas recusam-se a admitir e reconhecer julgando assim evitar o risco de um fracasso. Útil também para quem sofre de falta de confiança antes de um exame, entrevistas, exames escolares.

 O potencial positivo do Larch se expressa nas pessoas que são determinadas, capazes e tem um sentido realista de autoestima, sem se preocuparem com falhas ou sucesso. Estão conscientes do seu próprio potencial e recusam-se a aceitar palavras do tipo ″ não consigo… ″. Utilizam bem o seu sentido crítico, mas com sensibilidade e sabe conjugar o verbo ″ Eu posso″. 

MIMULUS

mimulus

Chave: Medos conhecidos, timidez.

 Indicado para medos conhecidos tais como: doença, morte, acidentes, dor, escuro, frio, pobreza material, outras pessoas, animais, insetos, falar em público, perda de amigos ou de trabalho, ir ao médico ou dentista, etc. Destina-se a pessoas que sofrem de medos facilmente definidos. Os que sofrem destes sintomas podem ser talentosos e artísticos, mas tímidos eretraídos, podendopor vezes ficar quietos e calados quando estiverem acompanhados. Tipos Mimulos podem apresentar rubor na face, riso nervoso, etc. Indicado também para crianças tímidas e sensíveis, com medo de animais, do escuro, de ir à escola, etc.

 O potencial positivo de Mimulos é a personalidade calma, equilibrada e corajosa que lhe permite enfrentar as tribulações e dificuldades com humor e confiança. Sabem defender-se e tem controle de suas emoções desfrutando assim de uma vida sem medos, pois tem a coragem de confrontar seus temores e conseqüentemente coragem e espontaneidade para ser a si mesmos.

MUSTARD

mustard

Chave: Tristeza profunda e cíclica sem causa conhecida. Melancolia.

 Indicado para tristezas repentinas que aparecem do nada e termina subitamente, sem qualquer razão aparente. Tal melancolia pode ser muito marcada. É como uma nuvem cinzenta escura que envolve tudo e destrói a alegria natural. A pessoa sente-se completamente invadida de tristeza e incapaz de se libertar desse sentimento negativo quando deseja fazê-lo.

 O potencial positivo de Mustard deixa claro o porquê da tristeza que está no inconsciente.  É o regresso da alegria apoiado por uma estabilidade e paz interior inabalável e intocável em qualquer circunstancias, sejam boas ou más.

OAK

oak

Chave: Lutador, mas não respeita seus limites, sobrecarregando-se de obrigações que toma para si.

 Pessoas Oak normalmente são fortes e corajosas e são de confiança. Necessitam de Oak quando a sua força interior se esvanece e a fadiga se apodera delas. Continuam a lutar, aconteça o que acontecer, ignorando o seu estado. Compelidas por um forte sentido do dever, são úteis aos outros. São muito responsáveis e pacientes sujeitando-se por vezes a grandes esforços porem, não se permitindo descansar se houver trabalho a fazer. Muito pelo contrário, continuam a lutar obstinadamente mesmo estando excessivamente cansadas.  A perda de energia natural resultante pode conduzir a depressão, frustração e outros sintomas de stress. Se estiverem doentes, tem a sensação de fracasso, mas são incansáveis nos seus esforços de recuperação.

 O potencial positivo de Oak revela-se na sua força habitual, que é o amparo de sua família ou grupo de trabalho. Possui uma enorme resistência, persistência e reservas de energia conseguindo suportar imenso stress. Oak restabelece a sua energia e ajuda a reconhecer a necessidade de tempo para repousar e para cuidar não só de seus deveres, mas também de si mesma. Ensina-nos a respeitar nossos limites físicos e mentais e ″a não carregar o mundo nas costas″.

OLIVE

olive

Chave: Falta de energia vital. Esgotamento, exaustão.

 Originário de Málaga/Espanha, Olive é indicado para exaustão física e mental após um longo período de esforço devido a dificuldades pessoais, um período intenso de estudos ou trabalho, uma doença prolongada, ou por necessitar cuidar de uma pessoa por muito tempo. É um bom floral para a convalescença. A pessoa Olive caracteriza-se pela exaustão ao ponto de chorar, quando todas as suas reservas de força e energia se esgotam. Tudo representa um esforço. A pessoa cansa-se facilmente e a vida parece ter perdido a sua centelha. Os que sofrem destes sintomas deixam de apreciar seu trabalho ou atividades de lazer que antes lhes davam prazer em executar. Costumam sentir muito sono. Em virtude deste cansaço excessivo, o sistema fisiológico pode funcionar abaixo do normal.

 O potencial positivo de Olive é a recuperação da força e interesse pela vida.  Deixam de esgotar as suas reservas de energia, deixam-se guiar pela sua criança interior, pela sua intuição e reconhecem as necessidades de seu corpo. São capazes de manter a paz de espírito mesmo quando forçadas a permanecer inativas.

PINE

pine

Chave: Autocensura, culpa-se pelos erros dos outros, auto reprovação

 Indicado para pessoas que se culpam e reprovam pelos erros de outras pessoas, e/ou por qualquer coisa que ocorra mal. Sente que não tem méritos ou valor Seu complexo de culpa ou sentimento de vergonha não se baseia necessariamente em algo errado que tenham realmente feito, mas impede a possibilidade de uma vida fiz. Geralmente parecem humildes e constantemente estão a pedir desculpas. Pedem desculpas por estarem doentes, pedem desculpas por darem trabalho, etc.

 O potencial positivo de Pine permite às pessoas aceitarem a responsabilidade com realismo e a fazer juízos de valores sólidos. Pine positivo aceitam-se e respeitam-se a si mesma tal como o fariam com os outros, sem juízo de valores excessivamente negativos. Pine positivo nos trás perdão por nossas faltas cometidas e o merecimento de recebermos tudo o que o Universo tem de melhor a nos oferecer e sermos felizes por direito Divino.

RED CHESTNUT 

red chestnut

Chave: medo ou preocupação excessiva em relação aos outros.

 Indicado para os que se preocupam e receiam excessivamente com relação ao bem estar dos outros, em particular da família e amigos íntimos.  Ligados pelo pensamento mentalmente falando, receiam que o pior aconteça aos seus entes queridos. Que uma queixa se torne algomais grave, que uma criança que brinca se magoe, ou o avião cujo parente está a bordo caia e ele morra ouo carro naestrada capote e a pessoa venha a ferir-se. Inquietam-se e preocupam-se também com problemas alheios. Este é muitas vezes um estado temporário verificado em pessoas que tomam conta dos outros, a exemplo de enfermeiros, conselheiros, tutores, etc.

 O potencial positivo de Red Chestnut é a capacidade para cuidar dos outros com compaixão, mas sem ansiedade. As pessoas irradiam pensamentos de saúde e coragem para os que deles necessitam e permanecem física e mentalmente calmas durante emergências. Gostam de auxiliar quando lhe pedem, mas não tentam impor seu auxílio aos outros.

ROCK ROSE

rock rose

Chave: Terror e pânico

 Indicado para terrores e pânicos que somatizaram-se após sofrer um acidente e escapar por pouco, ou presenciar um acidente, ou quando sujeito a uma ameaça aguda, tal como um desastre natural, doença súbita, assalto, etc. Há uma sensação paralisante de medo e impotência. Este estado de terror e pânico pode igualmente ocorrer em conseqüência de pesadelos.

 O potencia positivo de Rock Rose são coragem e presença de espírito. A pessoa que se mantém calma e se esquece de si mesma em casos de emergência. Trás a coragem do enfrentamento.

ROCK WATER

rock water

Chave: Auto exigência exagerada, perfeccionista, ser modelo para os outros.

 Indicado para a inflexibilidade. Destina-se a pessoas que impõem a si mesmos padrões altíssimos e podem renunciar à sua própria vontade. Possuem autodomínio por vezes ao ponto de auto martírio. Seguem rigidamente programas de dietas, de exercícios, de doutrinas religiosas e conceitos espirituais. Seu pensamento é regido por normas e dogmas relativos a tópicos como religião, moral, política, etc. Gostam de ser um exemplo para os outros porque buscam a perfeição pessoal e não interferem ativamente na vida de terceiros. São conscienciosas e costumam exagerar em tudo que fazem, por exemplo: trabalho, devoção. Mas nunca estão satisfeitas com suas realizações pessoais. Sacrifica-se a si mesma e ficam extremamente desapontadas quando não correspondem aos seus elevados anseios e ideais pessoais.

 O potencial positivo de Rock Water é expresso na capacidade de sustentar elevados ideais com a mente flexível. Rock Water positivo está sempre disposto a mudar de idéias e a desistir de suas teorias fixas, se forem esclarecidas de que existe sempre uma verdade mais alta. Compreendem que a harmonia interior é mais poderosa que os comportamentos forçados do exterior e permite a si mesma maior liberdade na vida. Rock Water positivo é responsável e dinâmico, mas permite-se perceber e sentir a alegria de viver e seus prazeres.

SCLERANTHUS

sclerantus

Chave: Indecisão entre duas situações.

 Indicado para pessoas que sofrem de indecisão, e tem dificuldade em tomar decisões, especialmente quando são confrontadas com duas possibilidades. Estas pessoas mostram falta de equilíbrio e personalidade, suas mentes tipo ″gafanhoto″ fazem-nas saltar de assuntos no meio da conversa. O humor oscila freqüentemente, experimentando extremos de alegria/tristeza, energia/apatia, otimismo/pessimismo, riso/choro. Esta postura flutuante tende a fazer com que não inspirem confiança e podem perder tempo e oportunidades devido a esta indecisão.

 O potencial positivo de Sclerantus é a certeza e o poder de decisão com firmeza e equilíbrio em todas as circunstancias. A pessoa se decide diante das situações e posiciona-se perante a vida.

STAR OF BETHLEHEM 

star of bethlehem

Chave: Sofrimentos inconsoláveis, choque e traumas do presente e do passado.

Trata sequelas de um choque mental ou físico, em virtude de acidentes, más noticias luto, desapontamentos súbitos, sustos, e tudo o que se relacione a traumas. Embora idealmente deva ser tomado após o evento, é indicado para situações cujos efeitos possam manifestar-se anos após a ocorrência, e que muitas vezes são traduzidos por sintomas físicos. A pessoa pode ficar em um estado de torpor e retraída, com sentimentos de perda ou dor. Também muito útil para crianças e mães após o parto. 

 O potencial positivo de Star Of Bethlelem é a neutralização do choque, sejam do presente, passado ou passado distante auxiliando a pessoa a recuperar-se. Também auxilia a cicatrização do corpo físico por causa de acidentes ou intervenções cirúrgicas.

SWEET CHESTNUT

sweet chestnut

Chave: Desespero mental extremo. Não entende o porquê de seu sofrimento. Não enxerga saída.

 Indicado para um desespero mental doloroso. Podem assumir a forma de tristeza intensa, e os que padecem deste estado podem sentir-se quase destruídos. A depressão é acompanhada por uma sensação de solidão e de que o futuro é sombrio e sem qualquer perspectiva. As pessoas que necessitam de Sweet Chestnut podem sentir-se a beira de um colapso, embora não sejam e nem tenham a idéia de suicídio. Mas tendem a ter a idéia de que Deus as abandonou. Este estado pode surgir após um luto, ou após anos de dificuldades e sem reclamar.

 O potencial positivo de Sweet Chestnut é a libertação do desespero e desânimo. Embora as circunstâncias externas possam não ter mudado, passam a ser enfrentadas com otimismo e paz de espírito. Isto pode ser ajudado pela descoberta ou recuperação da fé em um poder mais alto e por uma sensação de ajuda interior. Sweet Chestnut mostra uma luz indicando o caminho da libertação.

VERVAIN

vervain

Chave: Eufórico, quer convencer os outros do que acredita.

 Indicado para pessoas que tem idéia e princípios fixos. Acreditam que somente eles estão certos e que raramente vão mudar. Os que necessitam de Vervain são determinados, mas altamente tensos e nervosos e tem um desempenho acima da média. Aplica um esforço desnecessário em tudo aquilo que empreendem, forçando-se para além dos seus limites físicos. As suas mentes antecipam-se céleres e aos eventos. Aceitam demasiado o trabalho e tentam realizar demasiadas tarefas ao mesmo tempo. Tem vontade forte e mantêm pontos de vista firmes. Sensíveis à injustiça e dedicadas a causas muitas vezes com sacrifício próprio em seu entusiasmo excessivo, pode encaminhar-se para o fanatismo, o que muitas vezes as leva a ganhar adeptos que tentam convencer. Podem sofrer por falta de sono devido às suas mentes ativas e á incapacidade ou falta de vontade para descontração e diversão. Expressivos em seus movimentos e na sua forma de falar podem ficar irritados, frustrados e aborrecidos devido a questões de princípios.

 O potencial positivo de Vervain revela-se na pessoa calma, sensata, compreensiva e capaz de descontrair. Embora tenham pontos de vista forte, as pessoas vervain positivas sabem mudá-los quando tal se justifica e não sentem a necessidade de convencer os outros. Tem visão ampla da vida e dos eventos relacionados a ela.

VINE

vine

Chave: Impõe sua vontade. Dominador, autoritário. Cruel consigo mesmo e com o outro.

 Indicado para pessoa que impõem sua vontade. São em muitos casos competentes e até mesmo altamente talentosas e ambiciosas, mas usam os seus atributos para dominar e oprimir. Acham que sabem mais que qualquer outra pessoa e rebaixam os outros. Embora não tentem converter as outras pessoas, ignoram os desejos e opiniões alheios e impõem e esperam obediência absoluta. Costumam ser agressivas e podem ser implacavelmente ávidas pelo poder. Pessoas em representações extremas deste tipo podem ser duras, cruéis e desprovidas de compaixão. Exemplos extremos de Vine: Patrão que lidera com mão de ferro uma empresa, pais extremamente castradores, o político ditador que manipula qualquer meio para atingir os fins, bulling que agressivamente controla outras crianças e/ou adolescentes, marido ou esposa controlador.

 O potencial positivo de Vine revela-se numa determinação sem dominação. Vine positivo sempre vê o que há de bom nos outros e os estimula e orienta sem os dominar. Fazem-se lideres patrões, pais e mães, maridos e esposas, crianças e adolescentes sensatos. Utilizam osseus dotes para ajudar aos outros a conhecerem-se a si mesmos e a encontrar o seu caminho na vida. Inspiram os outros com sua confiança e certeza inabaláveis. Assume o seu papel de mestre perante aquele que transforma pelo coração. Sabe usar a autopiedade, para não tornar-se autoritário.

WALNUT

Walnut

Chave: Dificuldades frente a mudanças e sofre por influencias externas do presente e passado.

 Indicado para pessoas que tem dificuldade em se adaptar a mudanças ou que são hipersensíveis a certas idéias, atmosferas e influencias. É o floral para as grandes mudanças na vida, como por exemplo: dentição, puberdade, casamento, gravidez, divórcio, menopausa, mudança de emprego, mudanças domiciliares, mudança de padrão religioso, rompimento com vícios, quebra de ligações e restrições do passado, perda de amigos e circunstancia familiares, envelhecimento, luto, sentindo aproximação da morte, etc. Os que necessitam de Walnut são imbuídos de ideais e ambições definidas e desejam progredir na vida, mas são detidos ou desviados por influência de personalidades mais forte, por circunstancias restritas, laços familiares ou elos com o passado. Podem ser temporariamente afetados pela personalidade ou problemas de outra pessoa. Muito útil para profissionais da saúde, terapeutas, psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e conselheiros que lidam com clientes perturbados ou que podem esgotá-los emocionalmente.

 O potencial positivo de Walnut é a capacidade para progredir e permanecer firme no caminho da vida, liberto do passado, e para realizar mudanças necessárias na vida, levando os planejamentos em frente apesar de haver desencorajamentos, objeções, ridicularização ou obstruções causadas pelos outros.  É o floral que fornece proteção contra a influencia alheia. Facilita adaptação a mudanças e a novas fases da vida.

WATER VIOLET

Water-Violet

Chave: Sério, reservado, fechado em seus sentimentos. Gosta de solidão.

 Indicado para pessoas que gostam de um estilo de vida privado. São calmos e bons conselheiros, mas não impõem sua opinião ou desejo aos outros. Gentis, autoconfiantes e educados, têm um sentido de superioridade. Os tipos mais extremos podem ser distantes, parecendo orgulhosos, desdenhosos e condescendentes. Quando cansados ou na presença de demasiada distração externa, tem a tendência para se retrair, parecendo serem antissociais ou frios. Quando sofrem guardam seus problemas para si mesmos. Não contam com os outros para apoio e podem ser considerados emocionalmente frius. Sentem dificuldade em se abrir com os outros, achando mais fácil esconder-se atrás de uma mascara de calma e brandura.

 O potencial positivo de Water Violet é um relacionamento caloroso com os outros, mantendo ao mesmo tempo sabedoria e dignidade. Water Violet positivo gosta de ajudar com o benefício do seu conhecimento e sabedoria. Calmo, sereno, e digno sabem compreender e identificar-se com os demais. Põem muitas vezes seus talentos ao serviço dos outros como, por exemplo, conselheiros, professores. Participa e convive de um modo leve e alegre com as pessoas.

WHITE CHESTNUT

white chestnut

Chave: Pensamentos indesejáveis e fixos que causam tormento interior. Obsessões mentais.

 Indicado para pensamentos obsessivos e preocupantes que parecem impossíveis de controlar. Os que deles sofrem não conseguem libertar-se de eventos desagradáveis ou discussões estando constantemente a revivê-los em sua mente. Pensamentos persistentes, indesejáveis e conflituosos, debates mentais que giram dentro da cabeça, levando a um tormento e angustia mental. A pessoa sente dificuldades para concentrar-se durante o dia, ou dormir a noite. Tal pessoa pode por isso parecer desatenta e podendo não responder quando lhes dirigem a palavra .

O potencial positivo de White Chestnut traz a paz de espírito. A mente tranqüila, os pensamentos estão controlados e podem ser utilizados positivamente para a resolução de problemas. As preocupações são substituídas pela confiança com resultados positivos.

WILD OAT

wild oat

Chave: Incerteza sobre o rumo certo da vida. Sente-se perdido, falta-lhe um propósito.

 Indicado para pessoas que chegaram a uma encruzilhada na vida e sentem-se completamente inseguras quanto a qual caminho seguir. Podem ser ambiciosas e talentosas em vários setores, mas desperdiçam seus dotes por falta de rumo. Podem tentar várias carreiras, mas ficam facilmente entediadas e insatisfeitas, tendendo a serem levadas pela corrente. Ao mesmo tempo sabem que a vida corre e as deixa para trás e sentem-se frustradas e insatisfeitas. Grande auxiliar para quem quer tomar decisões sobre qual carreira seguir.

 O potencial positivo de Wild Oat é a visão clara do que se quer e pretende da vida, com idéias e ambições positivas, e a capacidade de decidir o verdadeiro rumo. Os talentos são aproveitados construtivamente. Pessoas de talentos múltiplos podem encontrar formas de prosseguir mais que uma carreira ao mesmo tempo. Já não desistem quando algo as aborrece.

WILD ROSE

Wild rose

Chave: resignação, apatia.

 Indicado para os que se resignam a uma situação desagradável seja ela doença, vida monótona, emprego incompatível com sua natureza. Não se queixam e encontram-se demasiadas apáticas para recuperar-se, mudar de ocupação ou apreciar simples diversões. Embora sua situação seja insatisfatória, não estão realmente infelizes e não fazem o menor esforço para mudar suas circunstâncias. Isto os torna muito aborrecidos e incapazes de realizar todo seu potencial. Quando doentes aceitam facilmente frases do tipo ″… Tem que aprender a conviver com isso″.Resignam-se, e mais do que deprimidasaceitam a vida tal como é, geralmente usando frases do tipo″… Fazer o que né? A vida é assim mesmo″.

 O potencial positivo de Wild Rose é um interesse vivo e crescente pela vida, pelo trabalho e no mundo em geral. A resignação e apatia dão lugar a ambição e objetivos firmes, um bom estado de saúde e amizades agradáveis. Wild Rose positivo, aceita responsabilidades pelas suas próprias vidas e circunstancias e tomam a iniciativa de realizar mudanças. Aceitam a vida, sabendo que ela é dinâmica e que o progresso e o sucesso dependem de nós.

WILLOW

willow

Chave: Mágoa, ressentimento, negativismo. Podem sentir-se vitimas.

 Indicado para ressentimentos e pena de si mesmo. A maior parte das pessoas sente que como se estivessem abusando de suas boas vontades. Willow alivia a sensação de estar sendo injustiçado pela vida. Frases do tipo: Eu não mereço isto. Ou: Porque isto esta acontecendo comigo? A pessoa ressente-se da sorte, da saúde, da felicidade, e do sucesso dos outros. Podem ficar mal humoradas, resmungando, amuadas e irritadas. Geralmente são pessoas difíceis de lidar quando doentes, pois nunca estão satisfeitas, preferindo considerarem-se vítimas a admitir qualquer melhora. O ressentimento contínuo pode afetar a vitalidade geral da pessoa e provocar um mau estado geral no cosmo orgânico.

 O potencial positivo de Willow permite a pessoa perdoar e esquecer injustiças passadas e gozar a vida de uma maneira plena e satisfatória. Deixam de sentir-se vitimas e passam a comandar o leme de seu próprio destino com alegria e espontaneidade. Willow trás transformação e entendimento das decepções da vida, propiciando desejo de mudar.

Rescue Remedy

Rescue

É a essência Floral do resgate, do socorro e que nos ajuda nos momentos de mal estar.

Rescue é indicado para:

 1 – Sofrimento agudo e emergencial

 Qualquer acidente que tenha ocorrido com a própria pessoa ou que ela tenha presenciado, necessitando ficar bem até a chegada de socorro médico.

 2 – Sofrimentos Antecipatórios

 Como exame estudantil, entrevistas, consulta dentária, ginecologista, viagens, pré-cirurgias, pós-cirurgias, expectativas. Pode ser usado em longo prazo, nos casos de pessoas que passam por sofrimentos crônicos ou que possam tomar vários remédios, pois Rescue Remedy harmoniza e tira os efeitos colaterais dos alopáticos, eliminando o quantum vibracional do que não é aproveitado pelo organismo. Quem realiza tratamento por quimioterapia ou radioterapia, pode usá-lo durante todo o tempo do tratamento. Vale ressaltar que nenhuma essência floral, e nem o Rescue substitui o tratamento médico. Ele apenas resgata a pessoa para o seu centro, até que receba ajuda. Portanto, ele é imprescindível para auxiliar qualquer pessoa.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s